As três esferas mentais
Freud determinou três esferas como componentes do aparelho psíquico, que fazem parte do que determinou de "1ª tópica".
Esta organização topográfica traz a grande sacada de Freud foi a descoberta do Inconsciente, além da esfera Pré-consciente e Consciente. Frequentemente associada à imagem de um iceberg (cuja ponta visível é mínima), podemos dizer que:
Inconsciente: é a esfera que domina a maior parte da nossa mente, onde estão os conteúdos reprimidos, recalcados, medos, desejos irracionais e pulsões, entre outros. Não temos acesso a esta esfera conscientemente, ou seja, ela não aparece em nossa "tela mental", dividida por uma linha tênue de censura, por esse motivo é tão difícil de acessar. porém, por se tratar de cerca de 90% da nossa mente, esta esfera domina nossas ações, e quando em desequilíbrio, pode gerar resultados desastrosos na vida. "Os conteúdos Ics são, mais especialmente, desejos da infância que conhecem uma fixação no inconsciente ." Faz parte do processo primário, sendo uma energia dinâmica em forma de pulsão, não conhece o "não" e nem o "sim", e é indiferente em relação ao externo, às regras. Funciona com base no prazer/desprazer, buscando satisfação, não há espaço-tempo e sua linguagem é o simbolismo, não a linguagem racional. Não há o peso das consequências, pois não se separa o mundo interno do externo.
(entre o inconsciente e o pré-consciente há a barreira de censura)
Pré-consciente: esfera intermediária entre o Inconsciente e o Consciente, nesta esfera estão nossas memórias e lembranças. Embora não esteja na tela mental, quando precisamos lembrar de algo, esta área é ativada e entra em cena. Não estamos pensando em algo, mas podemos acessar.
Consciente: abriga nossas percepções, o raciocínio lógico e os pensamentos. É o conteúdo que "vemos" em nossa tela mental e que podemos direcionar conscientemente, porém, corresponde somente a cerca de 10% de nossa mente. Por esse motivo, mesmo que mentalmente haja a intenção de mudar um padrão, nem sempre conseguimos, pois o que prevalece é o conteúdo do inconsciente.
Pré-consciente e consciente fazem parte do processo secundário, na qual a energia é mais estável e leva-se em consideração a realidade, analisando conceitos sociais e morais, e buscando alternativas para a satisfação do prazer. Sabe esperar, ao contrário do processo primário, que tende a ser imediatista.
Vale ressalvar que Freud nunca mencionou o termo "subconsciente", termo que não é bem visto no ramo da psicanálise. tradicional Esta estrutura também não segue uma regra rígida, podendo fluir de formas diferentes ao longo da vida.
Imagem Canva
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)