Uma pedra de afiar para a vida




Seguindo a série "o cotidiano ensina", olhei uma faca na cozinha (hahaha, sempre a cozinha!) e pensei: quando nascemos, nossa vida é como um desses objetos novos, saído da caixa. Temos em mãos um objeto brilhante, sem riscos, com um fio poderosamente cortante. Somos destemidos como sua lâmina, brilhamos, queremos desbravar o mundo, mas a falta de experiência faz com que nos machuquemos, e machuquemos o outro, sem querer. A inexperiência torna a vida ousada e perigosa, porém cheia de aventuras.

Então a vida ensina que é preciso cuidado com seu manejo, e com o cuidado vamos perdendo junto o brilho.
 O uso contínuo também faz a lâmina perder aos poucos o seu fio, que vai ficando cega, gasta pelo tempo. Já não enxergamos mais o que está à nossa volta, nos limitamos ao ofício de "cortar", sem pensar muito no que estamos fazendo,  sem falar que uma lâmina cega pode machucar tanto ou até mais que uma afiada, já que "mastiga" seu objeto de corte.

Tal qual a faca, a vida também precisa ser "amolada" de vez em quando. Olhar para dentro de si e ver onde é preciso mais brilho, mais polimento, onde o "fio" perdeu as esperanças e precisa ser recuperado, qual o melhor ângulo para se posicionar e tomar dela o melhor corte, buscar reaprender qual a melhor maneira de manejá-la sem se ferir, sem machucar, e sem deixar de, contudo, viver...

"Amolar" o fio da vida é tarefa constante, às vezes doída, porém necessária. Estou a amolar o fio da minha faca...e você, precisa de uma pedra de afiar emprestada?

imagem canva

Postagens mais visitadas