Disciplina e fé

Há alguns dias acordei um pouco antes da seis da manhã extremamente angustiada, chorando aquele choro sentido que a razão exigiu que ficasse guardado por um tempo. Pensei: "não acredito em mais nada: em Deus, no amor, na bondade, no perdão, em ninguém". Sempre quando sinto minha fé abalada, tento resgatá-la rezando. Comecei a rezar um Pai-nosso e parei na metade. Parei na metade! Não conseguia ir adiante. Isso me deixou chocada e me fez perceber o quanto eu estava endurecida.*

Imagem by Freepik

Um pouco mais calma, comecei a meditar sobre o que estava acontecendo. As dores haviam superado a fé. Ao mesmo tempo, sei que o princípio da fé é justamente acreditar no que parece impossível, é se lançar aos braços do desconhecido com confiança e serenidade. É acreditar que o que acontece hoje, por pior que pareça, fará sentido amanhã. E no final, para quem souber enxergar, ficará claro que tudo conspirou para o nosso bem.
A fé também mostra sua força justamente nos momentos mais difíceis. É fácil acreditar e agradecer quando tudo está bem, embora alguns nem se lembrem de agradecer. Mas naquele momento de sofrimento e desesperança, é que se mede o tamanho da sua fé. Admiro muito aquelas pessoas que possuem um acreditar inabalável de que tudo acabará bem, e sabem disso com tranquilidade.
Um dos problemas da minha fé é o saber esperar. Sou como o refrão da música de Geraldo Vandré "quem sabe faz a hora, não espera acontecer". Então uso a fé como uma mola propulsora para realizar o que eu desejo. Mas aí encontramos o famoso "tempo de Deus": as coisas nem sempre acontecem quando nós queremos, mas quando for o mais adequado para todos os lados. Vejo os acontecimentos como uma conjunção exata de circunstâncias que levarão cada um para o melhor caminho possível para o seu crescimento, mas não somos nós que possuímos a ampulheta da hora certa. O problema é enxergar com essa clareza nos momentos de dor. A dor é como uma neblina torpe que ofusca o brilho da esperança.
Com o passar do tempo aprendi a desenvolver uma qualidade que pode conspirar muito a nosso favor: a disciplina. Ter disciplina é uma questão de treino: mistura objetivos, foco, raciocínio lógico, constância, perseverança e atitude. Em geral, ter disciplina é até meio chatinho hahaha, mas sem dúvida ajuda a subir uns belos degraus na vida mais rápido.
Muitas pessoas dizem não ter fé porque não alcançam o que querem, na hora que querem. Será mesmo falta de fé ou falta de disciplina? Quero ter um emprego melhor, mas não quero estudar para isso; quero ter uma casa, mas não abro mão de supérfluos; quero ter uma boa saúde, mas só como besteiras e não faço exercícios; tenho a oportunidade de realizar um sonho, mas não o faço porque vai dar muito trabalho. "Puxa, Deus não existe, não me ama"...será mesmo que é culpa de Deus ou seja lá qual for a energia que nos rege?
Então me permiti relaxar e voltar a fazer as pazes com a fé. Não está ainda como eu quero que esteja,  cega e completa, mas pelo menos meu coração se aquietou. Isso aconteceu quando olhei para o ano que passou e vi quantas coisas realizei: fui boa mãe, boa filha, boa professora, boa colega de trabalho, conclui meu difícil complemento da faculdade sem precisar pagar para alguém fazer meus trabalhos, tentei dar muito amor para quem amo...Percebi que a grande maioria das coisas que não deram certo não dependeram só de mim. Me disciplinei a cumprir minhas metas e palavras, mas nem tudo nessa vida posso resolver sozinha e essas são aquelas coisas que só o tempo pode encaixar. Provavelmente daí veio boa parte dos meus cansaço: muitas batalhas lutei sozinha, e perdi. Mas não desisti, embora continue travando batalhas internas contra os sentimentos de fracasso. Sinto como se tivesse renascido umas dez vezes durante o ano. Já imaginaram, dez partos em um ano?
Há pessoas que tem medo de sonhar porque não querem sentir a derrota da frustração, eu mesma às vezes  ajo assim. A frustração precisa ser encarada como uma simples pedra no caminho. Você chuta ela pra longe e continua, ou se ela for muito grande, é só dar a volta e retomar o caminho adiante.
Escolhi publicar esse texto hoje, perto do novo ano, para que reflitam sobre o que pode estar faltando para a realização de um sonho, pois eu refleti. O primeiro passo é sonhar, sem medo de ser feliz; o segundo é acreditar que ele pode virar realidade, é ter fé e não deixar que ela se esmoreça na primeira derrota; e o terceiro é ter disciplina para realizá-lo fazendo a sua parte, e não esperando que as coisas caiam do céu. Isso não é fé, é preguiça! hahaha
Desejo que no novo ano muitos sonhos sejam realizados e compartilhados, meus e seus. E quem sabe, nossos.

"Alimente sua fé, e seus medos morrerão de fome". 
Autor desconhecido

"Somos muito auto-exigentes e precisamos aprender a nos afagar mais."
(comentei ainda à pouco no blog da Alê) 

*Lembrando que fé independe de religião, cada um tem sua maneira de acreditar e se comunicar com o que acredita.

****

Imagem by Freepik

Desafio 29: A porta

Mais um ano acabou, uma porta se fechou.
Fiquem guardadas nas lembranças, bons momentos e festanças.
O que não se realizou, seja herança do ano que findou.
Com planos revisados, fica mais fácil esquecer no passado
a derrota que amargurou, e toneladas no coração pesou. 
Pois de tempos idos, sonhos podem ser vividos
no novo ano que virá, e uma nova porta abrirá.

Lembrando que portas podemos abrir o ano todo
basta coragem para a maçaneta, girar.

Essa foi minha participação para o blog História em 77 palavras, cujo tema era Ano Novo. Clique no link e leia outras histórias geniais!

****

Imagem by Freepik

Como muita gente viaja, já estou começando minhas visitas de Ano Novo, mas quero agradecer a todos que passam por aqui, me leem, me entendem ou não, mas saem desse espaço com uma "pulga atrás da orelha" e buscam o crescimento pessoal. Agradeço aos que me acrescentaram, me aturaram, me deram forças e oportunidades para ser melhor. Aos que torcem por mim e por meu amor, muito obrigada. Eu torço por vocês, com sinceridade. Meu maior desejo é que 2013 seja um ano de realização de sonhos, pra todos.



Postagens mais visitadas