Um doce de honestidade
Ontem comecei a escrever três textos sobre temas diferentes mas nenhum a meu contento. Fiquei espantada sobre como as verdades gritam sobre o que sou e prevalecem sobre meus pensamentos e atitudes. A verdade me chama como se fosse um doce e eu, aquela formiga insistente atraída pelo cheiro e quando colocamos o dedo na frente de seu caminho, a vemos contornar quantas vezes forem necessárias até encontrar uma brecha para chegar lá.
Lembrando o comentário do Chris, do blog Escritos Lisérgicos, é preciso sempre avaliar até que ponto estamos sendo honestos conosco. Já falei algumas vezes que muito jovem usava a mentira como um meio de me proteger da punição, e em determinado momento paguei preços tão altos por agir assim que carrego o medo de magoar o outro. Hoje vejo que precisar se proteger da punição é saber que está fazendo algo não muito honesto e aqui nem estou questionando a mentira em relação aos outros, afinal todos vivemos no mínimo ocultando algo o tempo todo e isso se faz até necessário. Falo da honestidade em relação a si.
Por mais difíceis que sejam as decisões que tomamos em nossas vidas, escutar, compreender e agir de acordo com o que nossa verdade está pedindo traz sensações capazes de compensar qualquer sofrimento. Alívio, paz e serenidade, percepções libertadoras que possibilitam pensar no futuro sem sobrecargas desnecessárias. Sinto que grande parte das dores de outrora era resultado do fato de que, por maior que fosse minha vontade de acertar as coisas de forma a não magoar aos outros, eu sempre estaria com uma sensação de falta, de vazio, porque minhas verdades não estavam sendo respeitadas, e a partir do momento em que não estou sendo honesta comigo, não posso ser plenamente honesta com o outro. Gasta-se muita energia tentando fechar uma conta usando a fórmula errada.
Inicialmente foram momentos difíceis porque toda grande mudança é como um parto à fórceps, os questionamentos vem com força, há autocobrança, a avaliação sobre os erros para que se possa acertar futuramente, a sensação de culpa, que é um traço da minha personalidade que preciso aprender a manter sob controle, enfim, o enfrentamento pessoal é necessário. Mas com o passar do tempo vamos nos dando conta de que é preciso também se alentar e se permitir chegar no dia de amanhã e ir percebendo que a dor vai indo embora e abrindo espaço para o novo.
Estou fazendo modificações no espaço onde moro porque as cores e móveis já não refletem meu espírito de antes. E como professora não ganha lá essas coisas sou adepta do faça você mesmo. Envolta em lixas e trinchas e rolos de tinta, tecidos para cortinas, pesquisas em sites para adquirir dois novos móveis, vou pensando o que desejo para minha nova vida. Quero tornar o espaço o mais organizado possível e livre de excessos, para que sobre tempo para aproveitar mais a vida.
Tenho um graaande amor, uma filha abençoada que é meu esteio, uma família que aprendeu a me compreender e tem me dado todo o apoio, e me fiz morada para minhas verdades. Não há mais empecilhos para minhas asas voem em busca dos jardins que cultivei.
Se eu puder compartilhar o que de mais valioso aprendi em meio a tantos turbilhões, digo: escute suas verdades e seja honesto com elas. Grande parte das bobagens que fiz na vida foram baseadas em atitudes que estavam calcadas em sentimentos como carência, baixa estima,expectativas alheias, enfim...Viver se confrontando e contornando o que deseja e é não traz a sensação completa de paz. Se respeitar é libertador e um ganho curioso é perceber como os caminhos começam a se abrir quando decidimos nos respeitar. Ou estiveram sempre ali e, vivendo em desacordo com o que somos, nós é que não conseguimos enxergar.
Fareje e vá em busca do seu doce. É o caminho mais curto para viver sem amarguras.
Vídeo complementar sugerido, clique aqui.
****
Uma imagem, 140 caracteres - 4ª edição
Observou
o horizonte permeado por prédios altos e modernos. Era a hora de partir. Seu
tamanho já não cabia mais dentro das paredes do quarto.
Participação para o blog Escritos Lisérgicos.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
