O que os sapatos dizem sobre nós


Tênis preferido e detonado que terei que me desfazer! =/

Sabem, tenho uma mania: gosto de sapatos limpos e bem cuidados. O interessante é que minha mãe - embora sempre tenha cobrado casa limpa, arrumada e comida bem feita - nunca se ateve muito na limpeza desses acessórios. Cheguei à conclusão de que meu costume é oriundo de observar minha tia F, que sempre manteve os sapatos muito bem cuidados, sempre achei lindo seu capricho! Um sapato engraxado por ela, então, é um luxo!

Desde muito nova passei a associar os sapatos à personalidade das pessoas. Penso que os sapatos revelam muito do interior ou do momento, salvo em situações profissionais que exigem determinado calçado. Já pararam para pensar nisso? Me relacionei com um rapaz que usava tênis... ok. 

Depois de um tempo apareceu com umas botas estilo vaqueiro com bico fino, achei estranho mas aceitei, quis fugir do pré-julgamento. Hoje vejo que jamais minha personalidade combinaria com a de alguém que gostava desse tipo de calçado! =/ Nada contra, é bom deixar claro, mas em geral estão associados à costumes de vida do campo (música sertaneja, fazendas) o que difere um pouco da minha personalidade. Pois é, o relacionamento não deu certo... Será só coincidência?

Gosto de conforto e simplicidade com estilo. Sapatilhas, tênis modernos (os douradinhos da atualidade são meu xodó) ou estilo All Star, chinelos de dedo com algum detalhe e botas baixinhas são meus artigos preferidos. Para homens gosto demais dos tênis, tanto os esportivos como os "casual day" e chinelos de dedo, mesmo, embora muitos usem sapatos sociais como uma exigência do trabalho. Sapatos de salto só uso em ocasiões especiais, aí sim, com muito gosto.


Alguns dos meus preferidos!


Sob meu ponto de vista:

  • Sapatilhas delicadas, coloridas, tênis (inclusive para homens), rasteirinhas, chinelos de dedo estilosos: denotam uma personalidade simples, leve, discreta e elegante.
  • Sapatilhas com detalhes marcantes, sapatos ou botas de salto e sapatos sociais (para os homens): mostram quem gosta de sofisticação, ser o centro das atenções e ter sua opinião como a melhor. Não costuma ceder.
  • Sapatos coloridos e chamativos, como saltos esculpidos: ousadia, alto astral, não tem medo de chamar a atenção nem se preocupa com o julgamento alheio.
  • Crocs: melhor não comentar, hahaha.

Alguns cuidados simples que funcionam:
- Alternar o uso diário dos sapatos para que respire e evite mau cheiro;
- Usar talcos apropriados - quando adolescente tive problemas com o famoso chulé e o talco todos os dias nos pés e calçados limpos foi minha salvação;
- Fazer uma pré-lavagem com sabão de coco, que tira a gordura e a sujeira, antes da lavagem normal.
- Evitar deixar muito tempo de molho para não desbotar ou ressecar.
- Lavar em dias de sol, bem cedo, para que seque e evite o cheiro de "cachorro molhado".
- Usar a graxa em pasta de vez em quando nos sapatos de napa ou couro. Aquela da esponjinha é prática mas não hidrata e propicia rachaduras no calçado.

A realidade é que, independente do modelo, marca, ou estilo, o que eu desejo mesmo é ser como o Sapato velho da música do Roupa Nova: "basta você me calçar, que eu aqueço o frio dos seus pés". :)






Postagens mais visitadas