#15Parede - Técnica wósh para desemparedar
Essa casa fica na serra, à beira da estrada, e quando passei por ela logo lembrei de trazê-la para cá. Sempre gostei de observá-la. Há anos está aí, aparentemente sem moradores, mas é uma daquelas casas cuja estrutura é interessante, que instiga a imaginar por quê está abandonada há tanto tempo. Até mesmo os grafites trazem algum charme, o menino surfista caminhando em direção à descida da serra certamente remete ao caminho que leva às praias do Paraná. :)
Há algumas semanas encontrei uma técnica simples e eficiente de PNL aplicada por Anthony Robbins para remover nossas paredes interiores. Cada um as constrói a seu modo - de forma visual, auditiva, cinestésica - e para quem é visual/auditiva como eu, esta é uma técnica muito eficiente. Isso significa que se há alguma imagem mental negativa recorrente do qual queremos nos libertar sem sucesso - e que nos assola nas horas mais inadequadas, mostrando nossas fraquezas e limitações - pode ser modificada em poucos minutos. Isso mesmo! Eu testei e deu certo. Vejam só:
- Sente-se e relaxe respirando fundo por alguns segundos.
- Feche os olhos e imagine a cena negativa e recorrente como se estivesse em uma grande tela de TV.
- No canto inferior direito dessa tela, imagine em um pequeno quadrado sobreposto à imagem anterior, outra pelo qual você gostaria de substitui-la. Por exemplo, substituir uma imagem de tristeza por outra onde se está muito feliz; uma em que está inseguro por outra onde está muito confiante; uma em que se preocupa com dívidas por outra onde está em meio a uma chuva de dinheiro; situação de opressão por outra de liberdade; imagem de fracasso por outra de sucesso; uma situação futura em que teme o resultado por outra imagem de que tudo se resolveu muito bem; e assim por diante.
- Agora, preste atenção: faça com que a imagem pequena cresça e substitua rapidamente a anterior enquanto diz "wósh". Segundo o autor é importante falar essa expressão, o que confere um ar divertido à substituição, imprimindo leveza ao processo e tornando a nova experiência agradável ao cérebro.
- Repita os dois últimos passos rapidamente por 5 ou 6 vezes. É importante que tudo seja feito em ritmo rápido e constante, e que a nova imagem seja o mais nítida e colorida possível.
- Agora, abra os olhos, respire e tente imaginar a cena negativa. Quando fizer isso automaticamente o cérebro deverá substitui-la pela imagem positiva, sem esforço. Caso isso não ocorra é porque algum dos passos não foi feito corretamente. Nesse caso relaxe e recomece com atenção, repetindo por dez vezes.
O resultado é que nos dias subsequentes, mesmo que a imagem negativa venha à mente, ela será automaticamente substituída pela nova, até que seu consciente a reconheça como a correta, sem que se precise direcionar conscientemente o cérebro para isso.
Técnicas de PNL são interessantes porque mudam gatilhos que muitas vezes não conseguimos mesmo querendo muito, pois as informações estão impressas no inconsciente, e é nessa esfera que a nova programação atua.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
