#6FotodeCelular - Dicas para fotografar

O tema hoje é Fotos de Celular, e aproveitei para dar umas dicas. Hoje é muito frequente o uso do celular para fotografar, a meu ver não substitui uma câmera de boa qualidade, mas é prático de carregar e funciona muito bem se conseguimos usar da maneira adequada.



Essa foto tirei à pouco, sairíamos para jantar fora mas o passeio "mixou", rsrsrs. Pedimos hamburguer artesanal com fritas e eis a foto: o segredo é deixar a câmera bem perto dos primeiros elementos, em pé, formando um ângulo reto, o que possibilita o desfoque em segundo plano. Ótima técnica para fotografar flores em árvores.



Essa eu tirei quando cheguei da escola, o Petisco enfiou a fuça sob a minha perna, e quem disse que tirava? Muita saudade... para fotografar sob essa perspectiva, é só segurar a câmera acima da cabeça, retinha, paralela com o chão. O posicionamento é questão de tentativa e erro, rsrsrs, mas rende fotos inusitadas!



Essa foto foi tirada em um dia de muito frio, rsrsrs, daí poucas crianças. Em selfies, é interessante testar ângulos diferenciados, como diagonal. Notem que o enquadramento pega vários detalhes interessantes e conserva a espontaneidade, porém há um erro: não estou olhando para a câmera, rsrsrs, é importante olhar o enquadramento na tela, mas lembrar de olhar par a câmera antes de apertar o botão, rsrsrs!



Percebam como a diferença na luz e no ângulo provocam outro efeito - principalmente, olhando para o lugar certo, kkkkk. Outra dica para não aparecer esse bracinho apertando o botão, é ativar o temporizador da câmera para 2 segundos, assim, após dar o start, dá tempo de posicionar naturalmente o braço.




Amo fotografar a natureza e árvores são sempre ótimos exercícios. Aqui a câmera fica perpendicular com o tronco e apontando para cima, destacando a sensação de imponência. Na natureza é fundamental observar a luz antes do clique.





Essa foto já publiquei em um post sobre fotografias, mas vai a técnica para executá-la: combine com o fotografado, quando você diz "vai", o outro pula no mesmo momento em que você aperta o botão. É só uma questão de acertar o "time", garanto que após algumas tentativas, rende resultados incríveis!

Outras dicas:
  • Verifique sempre se a lente da câmera não está suja ou embaçada
  • Explore os recursos como flash, temporizador, regra de terços, muitos celulares trazem recursos simples, úteis e fáceis de ativar
  • Evite ao máximo usar o zoom, a não ser que a câmera seja muito top.  Geralmente o zoom das câmeras de celular oferece imagens de qualidade bem inferior.
  • Adquira um cartão de memórias com bastante espaço para poder fotografar à vontade sem perder nada.
  • Crie pastas (família, paisagens, festas...) no Google Drive e vá compartilhando as melhores fotos sempre que possível, é fácil e rápido, e assim você poderá excluir as fotos da memória sem perdê-las, pois ficam armazenadas em nuvem.


E aí, gostaram das dicas? Se tiverem alguma para compartilhar, pode me contar!



Postagens mais visitadas