A Classificação das Neuroses segundo Freud

 


Na mente humana, um turbilhão de emoções e conflitos pode se manifestar em formas complexas, e as neuroses representam um desses desafios. Segundo os estudos pioneiros de Sigmund Freud, a neurose se é um conjunto de transtornos psicológicos que afetam o bem-estar e a qualidade de vida do indivíduo.

Imagine um estado de desequilíbrio interno, onde a ansiedade, o medo, as fobias, obsessões e compulsões tomam conta, gerando sofrimento e limitando as relações interpessoais. As neuroses se caracterizam por sintomas persistentes que interferem na vida cotidiana, mas, diferentemente das psicoses, a realidade não é distorcida.

Para Freud, as raízes da neurose se encontram na infância, onde conflitos não resolvidos e desejos reprimidos se enraízam no inconsciente. Essa bagagem emocional mal resolvida se manifesta na vida adulta através de diversos mecanismos de defesa, como a negação, a projeção e a racionalização.

Porém, atualmente, a psicanálise considera também fatores como genética, cultura e experiências  sociais como contribuintes para o desenvolvimento das neuroses.

De acordo Freud, as neuroses seriam ser classificadas em:

Neuroses de ansiedade:  no qual a pessoa sempre está sofrendo por antecipação,  pronta para se defender, como se estivesse esperando uma espécie de "ataque" o tempo todo. Pode vir a desenvolver os estados de pânico.

Neuroses histéricas: sintomas conversivos e dissociativos (cisão).

Neuroses fóbicas: medos patológicos que podem levar ao desenvolvimento de mais de uma fobia, no qual o indivíduo direciona o sentimento reprimido para um objeto menos ameaçador.

Neuroses obsessivo-compulsivas: neste tópico nascem as obsessões, geralmente pensamentos insistentes que permanecem mesmo quando a pessoa tenta desviar a atenção deles, e as compulsões, caracterizadas por gestos e rituais repetitivos.

Neuroses depressivas: desenvolvimento dos quadros de depressão.

Vale ressalvar que esta classificação foi desenvolvida por Freud, mas atualmente, a psicanálise contemporânea contempla maior amplitude na interpretação da classificação das neuroses.


Postagens mais visitadas