A Educação Especial e o Acolhimento no Ambiente Escolar
Falar em educação especial não é apenas falar de estudo e conhecimento, é também falar de empatia e compreensão, pois em alguns momentos, a técnica e o conhecimento não serão a mola principal do trabalho.
É preciso falar de acolhimento, não apenas para as crianças, mas também para seus cuidadores. Todos sentimos a necessidade de sermos acolhidos em qualquer ambiente e, quando isso acontece no ambiente escolar, o primeiro passo foi dado com louvor. A educação inclusiva precisa passar pelo acolhimento, pelo entendimento de que haverá dias em que a criança responderá bem aos estímulos dados, interagirá bem com os demais e, em outros dias, o melhor que a escola poderá fazer será acolher, deixá-la se reorganizar e acalmá-la.
Em crianças com TEA, TDAH, o controle emocional é quase inexistente. Então, gritos, choros, agressões são as formas que eles encontram de externar esses sentimentos e emoções. Neste momento, o acolhimento é de extrema importância: afastá-los do local ou situação que está causando a crise e compreender que, para a criança, essa é a forma que seu corpo precisa para regular suas emoções.
Cada criança é única; crianças com transtornos também o são, além de diferirem em suas particularidades. Portanto, as interações e conversas entre família, terapeutas e escola são de grande ajuda para que todos tenham suas práticas iguais.
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