Seus medos são reais?

 



Será que os medos com as quais você se ocupa são reais?

Esta reflexão vem a partir deste vídeo: 



no qual Jout Jout fala dos medos reais, aqueles que são de fato passíveis de preocupação no momento adequado, mas somos humanos não é?! Porém, se a preocupação faz parte do nosso cotidiano até aprendermos a lidar com ela, será que estamos utilizando um filtro para perceber quais medos são reais ou gastando energia, tempo e vida com medos imaginários?

Claro que os medos existenciais fazem parte, pois a questão do tempo está inserida em nossa vida e pensar no fato de como olharemos para nossa história daqui a alguns anos - se com alegria e satisfação ou se com amargura e arrependimento - é necessário para que possamos nortear ações, pensamentos e principalmente, sentimentos, do hoje.

Porém, o vídeo me faz pensar quantas vezes nos perdemos alimentando a cabeça com inúmeros medos criados pelo nosso inconsciente com 99,9% de chance de não se concretizarem e que podem travar nossa vida pelo simples fato de acreditarmos neles, de criarmos fantasmas e confiar que são vivos e que podem nos fazer mal.

Estes medos têm origem nas influências sócio-culturais, nas notícias da mídia, na convivência com as pessoas à nossa volta, mas sobretudo, nas memórias inconscientes que carregam dores traumáticas que nos tocam de forma silenciosa em nosso dia a dia.

Essas dores podem nos levar a criar cenários imaginários terríveis e narrativas ilusórias completas que impactam em nossas escolhas e que podem direcionar o curso da nossa vida para uma via desastrosa com base no medo de algo que nem se concretizaria. 

Em um grau mais profundo, os medos podem levar a uma ruptura com a realidade (cisão), e o possível desenvolvimento das psicoses, como por exemplo, a esquizofrenia.

Consciente disso, fica a reflexão: em qual medo você acreditou que teve impacto em sua vida para depois perceber que não era real? Em quais medos você está acreditando que estão levando a uma vida angustiante e paralisante?


Autoria:






Postagens mais visitadas