O que é SER masculino?

 


De acordo com o filósofo pós-moderno Jean-François Lyotard, os estudiosos chamam o tempo da história depois do século XIX de pós-modernidade, um tempo caracterizado por inúmeras transformações culturais e sociais, sendo assim, ousamos fazer um pequeno comentário sobre a masculinidade, não é algo fácil e nem queremos esgotar tais reflexões. Então vamos logo ao assunto, o que é ser masculino? o que é ter masculinidade? Tal condição nasce com a pessoa ou é uma construção biológica ou psicossocial, ou apenas uma narrativa?

Você já ouviu a música Masculinidade do cantor brasileiro Tiago Iorc? Ao ouvir e refletir essa música procurei fazer uma pequena relação com a filosofia pós-moderna, o curioso é que toda pessoa que se reconhece como homem aprender a fazer coisas tais ditas de ‘homem’ - correr atrás de trabalho, poder, dinheiro e prazer, no entanto, num momento ao qual cresce o protagonismo feminino, esse tal sujeito chamado homem entrou em crise, porque nunca pensou no que é ser masculino ou homem, qual é o seu papel nesse mundo fluido? Quais atribuições ou características que o constituem? 

Parece que temos mais indagações do que respostas, é uma premissa da filosofia dar importância às perguntas, para que elas abram caminhos numa existência humana cada vez mais anestesiada e alienada. Segundo David Le Breton, o corpo se tornou uma mercadoria, um produto de um ser humano cada vez mais individualista e narcisista, e ao retornar a música masculinidade percebemos o quanto algumas formas educativas tiveram a pretensão de criar super-heróis e não pessoas integradas, que têm sentimentos e que muitas vezes não conseguem lidar com suas luzes (termo da psicanálise), neste ponto, fica claro que a dimensão autoconhecimento é o melhor caminho para se reconhecer enquanto pessoa e reencontrar sua dignidade, às vezes tão ferida ou pelo ambiente familiar ou pelas cobranças externas. 

Não vamos esgotar essa reflexão, aqui é apenas uma pequena gotícula...deixamos para os próximos capítulos dessa caminhada de desvelamento do que é ser masculino hoje no século XXI. 


Autoria:


Referências:

● Artista: Tiago Iorc - lançamento em 2021 no álbum Masculinidade: https://www.youtube.com/watch?v=V5GUxCQ8rl4. Acesso em 04/06/2024 às 20h.

● BRETON, David Le. Antropologia do Corpo. - 3.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2003.

● LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. - 14. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.

Postagens mais visitadas